Uma nova modalidade de curso superior (interdisciplinar), principal inovação acadêmica introduzida pelo REUNI/UFBA no ano de 2009 com 900 vagas ofertadas. Os BIs se agrupam em quatros grandes áreas, a saber: de Saúde, Ciência e Tecnologia, Humanidades e Artes, com duração mínima de seis semestres letivos, destinados à formação geral humanística, cientifica e artística.
A estrutura curricular dos BIs divide os cursos em duas etapas: Etapa da Formação Geral – correspondente aos três primeiros semestres do curso, e Etapa da Formação Específica – correspondente aos três últimos semestres. A maioria dos Eixos Curriculares perpassa ambas as Etapas. A Etapa da Formação Geral é similar para todos os alunos de todos os BIs, enquanto que a Etapa da Formação Específica oferece aos alunos duas opções: o ingresso em uma Área de Concentração, com estrutura curricular específica e diferenciada; ou a permanência em uma estrutura curricular flexível e aberta, denominada de Grande Área, que proporciona ao aluno uma formação generalista no campo do respectivo BI. Outra opção é o ingresso em curso de pós-graduação, bem como nos cursos de progressão linear (cursos tradicionais da UFBA).
Desde 2009, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) adota ENEM como único modo de seleção para os estudantes que queriam cursar os Bacharelados Interdisciplinares (BI).